St. António Menino Cavalitas
Santo António, é uma das peças mais icónicas e reconhecidas da coleção Duro Ceramics.
Para esta edição – numa série limitada – foi convidado o artista plástico Jorge Pé Curto a recriar a imagem do “Santo Casamenteiro”, que surge agora numa representação repleta de humor com o Menino Jesus a espreitar “às suas cavalitas”.
Jorge Pé Curto nasceu em Moura em 1955; vive em Almada desde 1965. A partir do final dos anos 80 dedicou-se em exclusivo à escultura expondo regularmente em diversos espaços públicos e privados.
Tem hoje um trabalho de relevância em coleções particulares e em especial no campo da arte pública urbana.
“A enorme popularidade de Stº António é um intrigante fenómeno, quando somos confrontados com a realidade da sua biografia, uma vez que, ao destacar-se como teórico da igreja do seu tempo no combate às ideias desalinhadas, se coloca claramente no campo da erudição, bem longe dos problemas terrenos do povo na sua labuta diária.
A explicação para este paradoxo encontra-se possivelmente nos milagres que lhe são atribuídos e que, de uma forma geral, são um ótimo veículo de libertação do imaginário popular.
É disso exemplo o milagre da “Aparição do Menino Jesus”, tema da peça escultórica que aqui se apresenta, e que nos mostra uma visão irónica desse imaginário que torna o santo tão querido graças à sua proximidade com o filho do criador.”